Campanha alerta para o perigo das queimadas

Em tempos de seca e de baixa umidade do ar, a prática indiscriminada de queimadas é a principal causa de incêndios florestais, causando danos consideráveis ao meio ambiente. Para alertar sobre esse crime ambiental, a SEFAC inicou, no mês de setembro, uma campanha de prevenção a incêndios em Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, que será anualmente realizada entre os meses de setembro a novembro.

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, a SEFAC promoveu treinamento de combate ao fogo nas comunidades Fazenda Pires, Rancharia, Varão e Paulistas. A atividade foi coordenada pelo Tenente Camargo e contou com palestra e demonstração prática de combate ao fogo. As famílias presentes receberam abafadores e EPI´s (equipamentos de prevenção individual) como forma de minimizar o dano ambiental até a chegada de militares para combater o fogo.

Outra atividade foi a Blitz Educativa, realizada no trevo que liga os distritos de Pires Belo a Santo Antônio do Rio Verde, ambos em Catalão. Com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Ambiental, a campanha distribuiu folders sobre prevenção contra incêndios florestais. O objetivo foi conscientizar a população sobre os cuidados que se deve ter para evitar esses incêndios e a importância da preservação do bioma Cerrado. Cerca de 200 veículos foram abordados.

Campanha alerta para o perigo das queimadas