Agricultores comemoram os resultados do programa de produção de morango

Um ano após iniciar o projeto “Fortalecimento da Cultura do Morango” em Campo Belo do Sul, os nove agricultores participantes estão satisfeitos com as atividades desenvolvidas, como os cursos de capacitação, o plantio das mudas e os investimentos realizados na nova atividade econômica. A expectativa é que em 2018 sejam colhidos 4 mil quilos da fruta, chegando a 5,5 mil quilos em 2019.

Lançado pela BAESA em 2016, o projeto conta com a parceria da prefeitura de Campo Belo do Sul, Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e Agrícola Pilatti. O objetivo é que a produção de morango se torne nova alternativa de renda para os agricultores.

O projeto é desenvolvido em dois sistemas produtivos: produção de morango em túnel alto e em túnel baixo. Para o coordenador de projetos de geração de renda da BAESA, Zulmar Melo, a iniciativa tem tudo para dar certo. “Os agricultores receberam o apoio necessário, contam com assistência técnica e toda a produção será comercializada”, explica. “Acredito que o projeto vai alcançar ótimos resultados”, destaca.

Uma das agricultoras participantes, Daniela Dutra dos Santos, conta que sua família trocou o leite e o fumo pelo investimento na produção de morango e comemora os resultados. “Estamos muito satisfeitos com esse projeto da BAESA. Temos assistência técnica, venda garantida e queremos ampliar a produção.

Outro que também ressalta os bons resultados do projeto é João Carlos Ribeiro. Juntamente com a esposa, Deise Dutra Ribeiro, eles produzem morango há dois anos e já possuem 8 mil pés, sendo 5 mil no túnel alto e 3 mil no túnel baixo. “Os investimentos foram altos, mas estamos conseguindo ter retorno”, comemora. “Agora queremos investir mais”.

Agricultores comemoram os resultados do programa de produção de morango

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − oito =