Projeto “Acreditar e Realizar” é exemplo de inclusão social

A CERAN é a mais nova patrocinadora do projeto “Acreditar e Realizar”, bela iniciativa da ABRAÇAÍ (Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude) voltada a oferecer atividades educacionais complementares a 250 crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos de idade, residentes na cidade de Bento Gonçalves. Diariamente, no contraturno escolar, alunos participantes do projeto praticam esportes e assistem a aulas de informática, noções básicas de língua inglesa e espanhola, danças tradicionalistas, capoeira, coral, expressão corporal, convivência social e outras.

Com ótima infraestrutura para desenvolver as atividades, o projeto funciona na antiga sede da Associação Beneficente Patronato Bento Gonçalves. O local conta com diversas salas de aula, ginásio poliesportivo, área externa com playground, pátio e área verde para estudos relacionados com educação ambiental. Lá também os alunos recebem acompanhamento psicossocial e orientação profissional por meio do Programa Capacitar, uma parceria com o SENAI e o SENAC, que oferece curso de aprendizagem em comércio para adolescentes e jovens de 14 a 17 anos, regulamentado pelo Programa Jovem Aprendiz. Trata-se de um amplo projeto de inclusão social, que conta com o apoio da prefeitura, empresas da região e, agora, da CERAN.

Um dos destaques do projeto é a Orquestra de Violões, também patrocinada pela CERAN, que costuma se apresentar em eventos sociais e filantrópicos, como no espetáculo “A Música que a Gente Faz”, realizado no dia 28 de março na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Na oportunidade, os jovens músicos mostraram talento ao interpretar clássicos como “Trenzinho Caipira” e vários sucessos da música popular brasileira.

Projeto “Acreditar e Realizar” é exemplo de inclusão social