Duas formaturas emocionantes, realizadas nos dias 6 e 7 de dezembro, fecharam com chave de ouro as atividades, em 2017, do projeto Protetores Ambientais, iniciativa da SEFAC lançada com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de preservar e proteger o meio ambiente. Trata-se de uma complementação pedagógica em que se destaca a Educação Ambiental e a abordagem de temas como água, fauna nativa, agroecologia, reaproveitamento de materiais recicláveis, uso consciente de energia e outros.
A primeira formatura, no dia 6 de dezembro, reuniu os alunos do Colégio Estadual João Bernardes Assunção, do município de Davinópolis, e os formandos receberam o diploma de conclusão do curso, bem como uma carteirinha que oficializa o compromisso de cada um deles com a proteção e a preservação do meio ambiente.
Já na Comunidade Rancharia, em Campo Alegre de Goiás, a solenidade contou com a apresentação de um musical dirigido pelo Grupo Emcantar, de Araguari. Os formandos apresentaram músicas e coreografias destacando a conservação ambiental. “Participar dessa consagração é gratificante”, ressalta o Diretor-Presidente da SEFAC, Luiz Albuquerque.
Lançado em 2015, o programa Protetores Ambientais já orientou dezenas de alunos e será replicado novamente em 2018. Os temas, os conteúdos e as atividades que serão desenvolvidos já estão sendo analisados pela SEFAC. O objetivo é difundir conceitos e práticas ambientalmente corretas entre os alunos participantes, de modo que eles formem uma geração mais consciente em relação ao meio ambiente.