SEFAC promove oficinas comunitárias para apresentar o PACUERA

As propostas apresentadas pela SEFAC para o uso do reservatório da Usina Hidrelétrica Serra do Facão foram bem recebidas pela comunidade. Nas oficinas comunitárias sobre o PACUERA (Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial), realizadas nos dias 22 e 23 de janeiro, os participantes elogiaram a proposta e demonstraram interesse em avaliar a possibilidade de implantar algumas iniciativas sugeridas, como criação de peixes em tanques-rede e projetos turísticos.

Realizadas nos municípios de Catalão, Campo Alegre de Goiás, Davinópolis, Ipameri, Paracatu e Santo Antônio do Rio Verde, as oficinas comunitárias esclareceram aspectos referentes ao uso do reservatório da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, ressaltando desde atividades que podem ser implementadas, como piscicultura e opções de lazer, até ações absolutamente proibidas, como desmatamento na Área de Preservação Permanente (APP) e construções ilegais. Ao todo, aproximadamente 250 pessoas assinaram a lista de presença nas seis reuniões.

Após a realização das oficinas comunitárias, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aguardará, por 15 dias, contribuições por escrito que qualquer cidadão deseje encaminhar. Expirado esse prazo, será elaborado parecer técnico para subsidiar a aprovação do PACUERA pelo IBAMA. Após a aprovação, caberá a SEFAC encaminhar a todos os órgãos e a todos os interessados exemplares do documento com as incorporações agregadas.

SEFAC promove oficinas comunitárias para apresentar o PACUERA