A área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da SEFAC contará com a experiência e a competência de uma das mais renomadas instituições de ensino do país. No mês de dezembro, a empresa iniciou dois projetos de P&D apresentados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) Energia. Em ambos, o trabalho será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Catalão e a Jordão Engenharia Ltda.
Um dos projetos, “Seleção de Rota Tecnológica para Aproveitamento Energético Integrado de Resíduos Florestais lenhosos, oriundos de Desmatamento de Reservatórios e de Podas de Árvores com Descartes Industriais de Madeira”, será realizado na fase de pesquisa aplicada da cadeia de inovação, a fim de investigar e selecionar a rota tecnológica mais adequada para o aproveitamento energético integrado dos resíduos de madeiras florestais com os resíduos de madeiras industriais.
O outro projeto, “Aproveitamento energético do biogás obtido por processo de biodigestão anaeróbia de dejetos bovinos, aditivado com efluentes orgânicos da agroindústria”, será realizado na fase de desenvolvimento experimental da cadeia de inovação. Ele será realizado em uma propriedade rural de Catalão para testar os efeitos da combinação de resíduos de processos produtivos da agroindústria local na produtividade do processo de biodigestão de dejetos bovinos. O objetivo é avaliar os efeitos da combinação de resíduos de processos produtivos da agroindústria local, oriundos de fábricas locais de laticínios, abatedouros de bovinos, aterro sanitário e, se possível, também de usinas de álcool e açúcar.